Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Tamanho
do texto:

aempresa

a empresa

lateral_foto
Conscientização e planejamento de espaços

Atenta às premissas de uma nova realidade neste novo milênio, a ACESSO SEM LIMITES vem se dedicando a um trabalho de conscientização e planejamento de espaços voltados para as necessidades de pessoas com deficiência.

Integração sócio-espacial e desenho universal

A implementação de uma empresa de consultoria e projeto sobre Acessibilidade e Desenho Universal, a ACESSO SEM LIMITES, foi coordenada pelas arquitetas, professoras e pesquisadoras Regina Cohen e Cristiane Rose de S. Duarte. A Empresa ACESSO vem buscando, através de suas ações, a integração sócio-espacial destas pessoas e a conscientização de pesquisadores e profissionais de projeto sobre a importância de um desenho universal que venha a eliminar todo tipo de barreira à acessibilidade.

Criação e parceria

Quem trouxe a ideia de sua criação foi a arquiteta Regina Cohen, quando desenvolveu uma dissertação de mestrado sob orientação da Prof. Cristiane Duarte, tendo como estudo de caso o Projeto Rio-Cidade. Com deficiência física desde 1987, Regina, enquanto arquiteta, mostrava que não seria difícil remover as barreiras arquitetônicas e urbanas, bastando para isso um pouco de bom senso e vontade política.

Formando especialistas

Era necessário, também, formar especialistas no assunto, algo raro no Brasil. Assim, foi fundada, a Empresa: ACESSO – projetos, consultorias e ensino em acessibilidade Ltda. onde, atualmente, são desenvolvidos trabalhos sobre barreiras arquitetônicas e urbanas e projetos seguindo os princípios do Desenho Universal.

Consolidação e intercambio

Com a consolidação da ACESSO SEM LIMITES, Cristiane e Regina têm sido procuradas por diversos profissionais de planejamento urbano e de projeto de arquitetura, por instituições públicas e privadas e pesquisadores de todo o Brasil para intercâmbio de projetos sobre desenho universal e acessibilidade.

No entanto, o importante não é apenas conhecer as pessoas com deficiência e avaliar até que ponto as barreiras espaciais influenciam o seu rendimento e suas atividades cotidianas, mas entender quais as barreiras físicas que impedem que muitas pessoas usufruam as ambiências de uma Cidade.

Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License. Flexi template developed by EMC23